Agrovila do Rio Verde recebe membros da Conetur para diálogo sobre turismo comunitário

Encontro marcou início de trabalho coletivo para desenvolvimento social e turístico local


Na terça-feira, 12 de julho, o Conselho Empresarial de Turismo do Estado de Rondônia (Conetur) realizou visita técnica na comunidade da Agrovila do Rio Verde, no intuito de realizar um diagnóstico de demandas com os moradores locais, que resultará em uma proposta de ação integrada para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária na região. O encontro, realizado na Pousada Sol Nascente, marcou o início do diálogo de propostas para o avanço econômico, turístico e social da região que tem como objetivo comum o bem-estar da comunidade e a prosperidade do investimento no lazer sustentável.
No encontro foram definidos os objetivos estratégicos da ação, como a criação de novos produtos turísticos e seu consequente desenvolvimento empresarial da região, a promoção do turismo cultural, natural, gastronômico e o de contemplação. Além desses pontos, a partir de um momento de escuta das necessidades dos moradores da Agrovila, a reunião abordou a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas para o fomento de um ambiente favorável ao setor de turismo, a melhoria da infraestrutura, a realização de ações recreativas, educativas, esportivas, de assistência, saúde, culturais e capacitações – a fim de contribuir para o desenvolvimento do turismo de Base Comunitária.
“Hoje é um dia muito feliz, pois simboliza um encontro que tem como objetivo o avanço da nossa comunidade, a abertura de oportunidades para nossos moradores e o trabalho coletivo para o investimento turístico da nossa região. É também um momento de escuta das nossas necessidades e os parceiros aqui presentes mostram-se abertos a nos ajudarem na busca de benefícios para nossa população”, declarou o Presidente da Associação de Moradores da Agrovila Rio Verde, Eirvelton Lima de Souza.
Para o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia – e Presidente da Conetur –, Raniery Araújo Coelho, a participação da comunidade no planejamento do desenvolvimento turístico local é fundamental. “Acreditamos que a transformação social é coletiva, logo, os moradores da Agrovila do Rio Verde são os principais agentes desse movimento. Os membros do Conetur estão prontos para unir às suas expertises às necessidades locais e fortalecer o desenvolvimento econômico, social, cultural e turístico da região. E, para isso, contamos com o movimento da população e sua disponibilidade em participar de uma proposta de desenvolvimento do turismo receptivo e de base comunitária”, comenta o Presidente.
São parceiros dessa ação: Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (SEMDESTUR); Sistema de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/RO, Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), Associação Brasileira de Agências de Viagens de Rondônia (ABAV/RO), Associação de Jovens Empresários de Rondônia (AJE), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), Sistema OCB/SESCOOP Rondônia e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE.