O que é o Certificado Digital?

O Certificado Digital é um documento eletrônico que funciona como um RG de pessoas físicas e jurídicas no meio virtual. Com ele, é possível:

  • Assinar e enviar documentos pela internet, por meio da Assinatura Digital;
  • Fazer transações bancárias;
  • Enviar as declarações da sua empresa, como ECF de pessoa jurídica;
  • Fazer login em ambientes seguros;
  • Assinar NF-e, escriturações contábeis e fiscais;
  • Acessar os serviços do CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais);
  • Fiscalizar e registrar os serviços de transporte de carga entre duas empresas;
  • Acessar o Portal da Receita Federal e-CAC;
  • Habilitar a e-CNH em seu celular;
  • Participar de leilões eletrônicos;
  • Criar procurações eletrônicas.

Como funciona o certificado digital?

A Certificação Digital, foi desenvolvida especificamente para oferecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. É como se fosse uma carteira de identidade eletrônica que garante a identidade das partes envolvidas.

Os Certificados Digitais são compostos por um par de chaves (Chave Pública e Privativa) e a assinatura de uma terceira parte confiável – a Autoridade Certificadora – AC. As Autoridades Certificadoras emitem, suspendem, renovam ou revogam certificados, vinculando pares de chaves criptográficas ao respectivo titular. Essas entidades devem ser supervisionadas e submeter-se à regulamentação e fiscalização de organismos técnicos.

No meio físico, para que uma credencial de identificação seja aceita em qualquer estabelecimento, a mesma deverá ser emitida por um órgão habilitado pelo governo. No meio digital ocorre o mesmo – devemos apenas aceitar Certificados Digitais que foram emitidos por Autoridades Certificadoras de confiança.

Qual é a diferença do Certificado A1 e A3?

Além da diferença do armazenamento, a validade também é uma diferença entre o certificado digital A1 e A3. O Certificado A1 é armazenado no dispositivo em que vai ser usado e tem validade de 1 ano. Enquanto o Certificado A3 é armazenado em uma mídia externa e pode ser utilizado em qualquer máquina, a sua validade varia entre 3 e 5 anos.

Para você decidir qual certificado comprar entenda quais são as funções que você deseja fazer e analise qual tipo de Certificado Digital se encaixa melhor para o seu negócio.

Quais os tipos existentes?

Certificado Digital e-CPF

O e-CPF é a identidade digital de pessoas físicas no meio eletrônico. Por meio da criptografia de dados, garante a autenticidade e a integridade das transações realizadas.

Certificado Digital OAB

O Certificado Digital OAB é exclusivo para advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. Por meio do documento eletrônico, o profissional pode dar andamento a diversos processos sem a necessidade de locomoção, por exemplo, visualizar autos e realizar o Peticionamento Eletrônico.

Certificado para o CRM Digital

A Cédula de Identidade Médica (CRM) é o documento obrigatório que atesta o registro do médico e a legalidade do exercício de sua função. Para acompanhar a digitalização da informação, o registro ganhou sua versão eletrônica, chamada CRM Digital ou e-CRM.

Certificado Digital e-CNPJ

O e-CNPJ Certisign é a versão eletrônica do CNPJ, que serve para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias. Possibilita que a empresa faça procurações, parcelamento eletrônico online, entrega das declarações como: DIRF, DOI, RAIS, utilizar o Conectividade Social, além de ter acesso ampliado no site da Receita Federal do Brasil (RFB), tudo pelo meio eletrônico.

Certificado Digital NF-e

O Certificado Digital emissor de notas fiscais é destinado especialmente para a emissão segura da nota fiscal eletrônica NF-e. De forma econômica e sustentável, elimina a necessidade de consumo de papel e, consequentemente, gastos com manuseio e armazenamento.