Conetur apresenta projeto Cidade Turística na Comissão de Esporte e Turismo da ALE-RO

Projeto prevê ações pelo meio ambiente e turismo sustentável

Integrantes do Conselho Empresarial de Turístico de Rondônia (Conetur) estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (31), no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), com o presidente da Comissão de Esporte e Turismo, deputado Dr. Neidson para apresentar o projeto “Cidade Turística” que atua pelo meio ambiente e o turismo receptivo sustentável. Neste caso, voltado ao município de Guajará-Mirim.
O deputado Dr. Neidson abriu a reunião parabenizando a todos pelo trabalho desenvolvido em prol do turismo em Rondônia, que deixou grandes resultados, como transformar Porto Velho na Capital Nacional da Pesca Esportiva, “onde se sai do aeroporto e em 10 minutos já se pode iniciar a pescaria”, afirmou.
A consultora executiva da Fecomércio-RO, Cileide de Macedo, informou ao parlamentar que o Porto Velho Sport Fishing foi apresentado em duas feiras internacionais (Portugal e Itália) e os reflexos já começam a ser sentidos não só com a vinda de turistas nacionais, mas de estrangeiros para vir pescar em Rondônia.
“Quando o Nelson Nakamura esteve aqui havia um condutor da pesca esportiva, que foi capacitado pelo Senac para receber turistas, estava conduzindo uma turma de americanos que vieram pescar em nossa Rondônia”, declarou.
Cileide agradeceu a acolhida do deputado em nome do presidente do sistema Fecomércio Raniery Araujo Coelho e apresentou o Conetur ao parlamentar explicando que as ações do conselho e um trabalho de união do Sistema Fecomércio-RO/Sesc/Senac/IFPE, Sindhotel, Abav, Setur, Semdestur, Sebrae entre outras entidades do trade turístico.
A assessora da Fecomércio, Ely Gomes Almeida apresentou o projeto Cidade Turística ao parlamentar, destacando que ele é voltado a educação nas escolas de Guajará-Mirim, que visa promover ações de responsabilidade educativas com propostas pedagógicas de conscientização e valorização da cultura regional e socioambiental da cidade.
O projeto se propõe a realizar uma Jornada Educativa de conscientização com aulas presenciais, por videoconferência, grupos de whatsapp da escola e mídias locais, envolvendo professores, alunos e toda comunidade com pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do município, além de promover atividades educativas de forma lúdica, com intervenções artísticas através de contação de histórias e, exibição de vídeos curtos de animação.
O projeto é voltado as escolas públicas e contempla com premiações um concurso com três categorias: redação, vídeo e artes visuais.
Faz parte do projeto a realização da Jornada Ecológica para promover a sensibilização da comunidade escolar em prol da coleta seletiva, preservação do meio ambiente e o fortalecimento do turismo sustentável da cidade turística, no caso, de Guajará-Mirim.
Dentre outras atividades a Jornada prevê a sensibilização dos alunos para a coleta seletiva de materiais recicláveis, despertar nos alunos o sentimento de cidadania ambiental, a criação de um cantinho ecológico na escola e parceria com a associação de catadores de materiais recicláveis.
Por fim, o projeto prevê o mutirão de limpeza, com voluntários, parceiros do projeto, comunidade escolar e a prefeitura para a preservação da cidade tornando-a mais limpa e bonita, fomentando a coleta seletiva com a comunidade e contribuindo com o turismo sustentável da cidade.
Uma outra reivindicação levantada pela consultora da Fecomércio, Cileide de Macedo é a revitalização do aeroporto de Guajará-Mirim, a fim de ofertar voos e, desta forma, estimulando o turismo e o comércio, tendo em vista que Guajará-Mirim fica em área de fronteira com a Bolívia, onde muitos estudantes brasileiros vão buscar conhecimento nas universidades daquele país.
Desta forma, afirmou Cileide, “pedimos ao senhor deputado que junto com seus pares, busquem a revitalização do aeroporto de Guajará-Mirim, lutem pela aprovação da Medida Provisória 1089 (21/12/2021) do Voo Simples e os voos sub-regionais Porto Velho- Guajará-Mirim” afirmou.
Também participaram da reunião as empresárias Ivana e Ivanilda Frazão, da Interfrazão, que apresentaram seus projetos ao parlamentar; Vera Motomya, (Fecomércio-RO); Camila Canova (Coordenadora de Turismo do Sesc), a turismóloga e assessora do deputado Dr. Neidson, Mara Valverde; Dayan Saldanha (Sebrae-RO); Emilli Sousa influenciadora Digital e o advogado Dr. Juscelino Amaral.

[rl_gallery id=”1523″]
Deixe seu coméntário