Conetur reúne parceiros para discutir proposta para o turismo de base comunitária

Nesta quinta-feira, 07 de junho, na sede da Fecomércio, foi realizada uma reunião para tratar da elaboração de uma proposta de ação integrada de Turismo Sustentável para a Reserva Extrativista do Lago Cuniã, popularmente conhecida como “Resex do Cuniã”; e o Distrito de São Carlos do Jamari. O encontro foi realizado entre os presidentes das Associações e Cooperativas da Resex do Cuniã, do Distrito de São Carlos, parceiros do Conselho Empresarial de Turismo do Estado de Rondônia (CONETUR) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Na ocasião, foram definidos os objetivos estratégicos da ação como a criação de novos produtos turísticos e seu consequente desenvolvimento empresarial das regiões, a promoção do turismo cultural, natural, gastronômico e o de contemplação. Além desses pontos, a reunião abordou a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas para o fomento de um ambiente favorável ao setor de turismo, a melhoria da infraestrutura, a realização de ações recreativas, educativas, esportivas, de assistência, saúde, culturais e capacitações – a fim de contribuir para o desenvolvimento do turismo de Base Comunitária.

O encontro marcou o início de um trabalho a ser desenvolvido em médio e longo prazo, que resultará na formatação integrada de um projeto piloto consciente no aspecto socioambiental com a parceria do ICMBio. Tal iniciativa figura como mais uma ação em prol do turismo sustentável de Rondônia.

São parceiros dessa ação: Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (SEMDESTUR); Sistema de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/RO, Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), Associação Brasileira de Agências de Viagens de Rondônia (ABAV/RO), Associação de Jovens Empresários de Rondônia (AJE), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), ICMBio e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE.

[rl_gallery id=”1634″]
Deixe seu coméntário