Evento “Estação Turismo” recebe primeira reunião ordinária do Conetur

Reunião deu posse ao novo vice-presidente e demais conselheiros e apresentou o planejamento para 2022 em busca de contribuir para o fortalecimento do turismo

O evento “Estação Turismo” que ocorre no Porto Velho Shopping até o próximo sábado (30) com diversificada programação, recebeu na tarde de terça-feira (26) a primeira reunião ordinária do Conselho Empresarial de Turismo (Conetur), uma iniciativa do sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE e seus sindicatos patronais filiados dos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo, que busca por meio do Conselho criar propostas de políticas públicas para a consolidação deste segmento no Estado.
O conselho é composto por várias entidades privadas e públicas que atuam no setor turístico em Rondônia e na abertura da reunião foi dada posse ao novo vice-presidente do Conetur, senhor Iris Fernando de Castro, que representa o Sindhotel e dos demais membros do Conselho, que tem representantes de 23 entidades empresariais distintas e públicas ligadas ao setor de turismo.
O Conetur atua no planejamento e apoio às ações para o trade turístico e promove a união da iniciativa privada e pública em defesa do turismo de Rondônia. E desta forma estabelece um ambiente aberto aos debates sobre temas que afetam o setor, além da atuação no fomento e formulação de propostas de leis em prol do crescimento do turismo receptivo em Rondônia.
A reunião foi comandada pelo presidente do sistema Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho e teve como pauta a apresentação do planejamento estratégico do Conetur para o exercício 2022, o lançamento do novo vídeo “Encantos de Rondônia”, produzido pelo Conetur com a colaboração dos diversos segmentos empresariais e dos membros do conselho que cederam imagens para compor o documentário.
Raniery destacou a importância de iniciativas como essa para colaborar com os nossos governantes para o fortalecimento das atividades turísticas do nosso estado. “É um segmento que movimenta muito a economia das cidades e gera muitos postos de trabalho. O turismo foi o setor mais atingidos pela pandemia e agora precisamos focar em seu desenvolvimento” enfatizou o presidente do sistema Fecomércio e do Conselho do Conetur.
O empresário Claudio Hikague, conselheiro da Fecomércio e do Conetur realizou apresentação das propostas de incentivo ao projeto Porto Velho Sport Fishing, que busca a consolidação como a Capital Nacional da Pesca Esportiva, atraindo e estimulando a atividade não só para a população de Porto Velho, mas em todo país e no exterior.
Além dos novos representantes do Conselho do Conetur, participaram autoridades que prestigiaram o evento, como o vereador Aleks Palitot (representando a Câmara de Vereadores da capital), o superintendente de turismo do Estado, Gilvan Pereira Junior, o governo do estado.