CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO (CNC)

Em 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial e o fim do Estado Novo alterou o foco da política social e econômica do Brasil, fazendo com que o País se voltasse para a concepção de mecanismos que, se por um lado garantiriam uma sociedade democrática, por outro legitimariam a representatividade das classes trabalhadoras e empresariais. Somente o pacto entre empregadores e empregados pôde gerar um ambiente de paz social, resultado do encontro das duas forças produtivas.

Nesse contexto, acelerou-se a criação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), reconhecida em 30 de novembro de 1945 como a entidade máxima do empresariado comercial brasileiro. Em 1946, a CNC criou seu próprio sistema de desenvolvimento social, montando o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), e, logo depois, o Serviço Social do Comércio (SESC). Essas entidades formam, hoje, um dos maiores sistemas de desenvolvimento social de todo o mundo.

O QUE É A CNC?

A CNC junto com as 34 federações patronais – sendo 27 estaduais e 7 nacionais –, os 1.041 sindicatos dos setores  do comércio de bens, serviços e turismo e as empresas por eles representadas, além dos braços sociais Sesc e Senac, formam o Sistema Comércio. Essa união trabalha para gerar melhores condições de competitividade no País, defesa de interesses dos setores e pleno desenvolvimento da sociedade brasileira.

A CNC acredita na sinergia entre as Federações e os Sindicatos para orientar e coordenar as ações de suas categorias. Assim, as entidades encontram na Confederação um canal aberto para expressar as demandas do sindicalismo e do empresariado. Para consolidar essa interação, integrantes das Federações filiadas compõem o Conselho de Representantes da CNC, sendo responsáveis por eleger diretores e conselheiros fiscais da Confederação.

FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DE RONDÔNIA

O sistema confederativo do comércio, segundo a Constituição, é organizado em função dos princípios da liberdade, unicidade e organização confederativa. Assim, no nível nacional, a Confederação Nacional do Comércio-CNC congrega as Federações do Comércio, uma para cada Estado, que congregam os sindicatos de cada categoria. Considerando a FECOMERCIO-RO, e seus sindicatos patronais filiados esquematicamente, temos assim a hierarquia brasileira de representação sindical. A Federação do Comércio do Estado de Rondônia – FECOMÉRCIO-RO é uma sociedade civil, de direito privado, fundada em 28.03.1983 e reconhecida por carta sindical em 03.10.1983, registrada em 29.08.1983 como representante das categorias econômicas do comércio, com base territorial em todo o Estado de Rondônia. Sua sede está localizada no município de Porto Velho, integrante do Sistema Confederativo da Representação Sindical – SICOMERCIO conforme garantia Constitucional.

Entre outras atribuições, a FECOMÉRCIO-RO:

  • Possui prerrogativas constitucionais e objetivos de representar em âmbito estadual, os direitos e interesses do comércio;
  • Participar da Organização do SICOMÉRCIO da qual é parte integrante;
  • Conciliar Divergências e conflitos entre Sindicatos Filiados, bem como promover a solidariedade e a união entre esses.
  • São prerrogativas também da FECOMÉRCIO-RO, celebrar convenções ou contratos coletivos de trabalho nas localidades onde não haja sindicatos representativos da categoria econômica;
  • Defender os princípios de liberdade para exercer a atividade comercial, lealdade na concorrência e a prática da ética no desempenho da atividade profissional.

A colaboração com os Poderes Públicos e órgãos técnicos e consultivos são prioridades da entidade no estudo e na busca de soluções dos problemas que se relacionam com as categorias econômicas e, sobretudo, com o desenvolvimento do Estado. São ainda suas atribuições administrar o Serviço Social do Comércio-SESC e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC coparticipando de suas atividades no Estado de Rondônia.

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO

O SESC-Serviço Social do Comércio, criado pelo Decreto-Lei nº 9.853 de 13 de Setembro de 1946 e regulamentado pelo Decreto nº 61.836 de 05 de dezembro de 1967, é uma entidade de direito privado, cabendo sua organização a Confederação Nacional do Comércio e sua administração regional, em Rondônia, por conselho administrativo que é presidido pelo presidente da Federação do Comércio do Estado de Rondônia-Fecomércio-RO. A entidade é mantida com recursos de empresas privadas, sendo sua arrecadação recolhida pelo INSS, juntamente com as contribuições que lhes são devidas.

Em Rondônia, o SESC foi instalado em 04 de julho de 1976 na Avenida Carlos Gomes com Presidente Dutra como delegacia executiva. Hoje, sua sede administrativa fica na Avenida Presidente Dutra, no bairro das Pedrinhas, em Porto Velho. E possue unidades nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Presidente Médici, Vilhena e Nova Mamoré sempre atuando nas áreas de Saúde, Cultura e Lazer buscando sempre a função educativa na valorização da classe comerciária e o favorecimento de oportunidade de assistência à família. O SESC está instalado em cinco municípios do interior de Rondônia e possui 3 Unidades Operacionais e uma Unidade Móvel em Porto Velho, que ao longo destes 38 anos vem prestando serviços para toda comunidade rondoniense.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial –SENAC foi instalado em Rondônia em 27 de maio de 1976, na forma de Delegacia Executiva, a entidade conquistou sua autonomia em 1° de janeiro de 1993, passando a denominar-se Administração Regional (AR). O SENAC/RO em conformidade com a MISSÃO institucional: “ Educar para o trabalho em atividades de Comércio de Bens, Serviços e Turismo”, no contexto nacional, concentra todos os seus esforços no sentido de incrementar ações educativas voltadas à formação de profissionais criativos, colaborando assim com as empresas que desejam permanecer operando num mercado cada vez mais competitivo.

VISÃO: “Ser a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional, reconhecida pelas empresas”.

VALORES: Transparência . Inclusão Social . Excelência . Inovação . Atitude Empreendedora . Educação para Autonomia . Desenvolvimento Sustentável.

Nos últimos anos o SENAC/RO atendeu inúmeros municípios, sendo Vilhena a contar com a primeira Unidade Fixa, inaugurada em 30 de agosto de 1996e hoje, possui sede própria. A próxima foi Ji-Paraná que inaugurou oficialmente em 22 de novembro de 2001 sua sede própria, embora já viesse funcionando desde abril de 1999. Em Cacoal a unidade foi inaugurada em 26 de julho de 1999 e hoje possui sede própria. Temos a mais nova unidade o SENACPimenta Bueno que começou suas atividades no ano de 2013. Em Porto Velho fica localizada a Sede Administrativa e o SENAC-Esplanada de onde sua ação se irradia para os Centros de Educação Profissional situados nos Municípios deAriquemes,Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena e Polos e para vários setores de trabalho. Conta, ainda, com 1UnidadeEducacionalem Porto Velho: Jatuarana. O SENAC vem desenvolvendo atividade nos Eixos Tecnológicos de: Saúde, Ambiente e Segurança, Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design, Hospitalidade e Lazer, Gestão e Negócios, conta também com Cursos de programações presenciais e a distância e com ações como o Programa SENAC de Gratuidade (PSG).

INSTITUTO FECOMÉRCIO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE RONDÔNIA

O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Rondônia-IFPD, sociedade civil, sem fins lucrativos, vinculado à FECOMÉRCIO/RO, foi criado, por iniciativa do atual presidente, na 86ª (Octogésima Sexta) reunião do Conselho de Representantes da Federação do Comércio do Estado de Rondônia no dia 06 de março de 2002. Tendo sido registrado em 26 de março do mesmo mês com a finalidade de promover pesquisas e ações que visem o desenvolvimento sustentável e a
melhoria da renda e da qualidade de vida do Estado de Rondônia com ênfase no apoio as atividades comerciais, sindicais e sociais.

O IFPD, em seu pouco tempo de vida, já desenvolveu pesquisas sobre as empresas em atividade no Estado de Rondônia,sobre as cadeias de produção de leite, tecido da floresta, artesanato, Apl da Madeira, Projeto Caminho das Águas e produção de mel apoiando projetos do SEBRAE/RO. O órgão se prepara para fazer, mensalmente, a Pesquisa Conjuntural do Comércio de Porto Velho e um Levantamento Semestral sobre as Expectativas dos Empresários do Estado de Rondônia. Com a inauguração de sua sede passa, efetivamente, a ter capacidade de desempenhar o papel de construir uma série de dados, principalmente sobre o segmento do comércio, possibilitando a melhoria de seu planejamento e o apoio às políticas públicas para o setor.