O Projeto CIDADE LIMPA foi lançado em Candeias do Jamari


Turismo sustentável e consciência ambiental: Esses foram os princípios que guiaram a abertura oficial da 2ª edição do projeto Cidade Limpa que, neste ano, está sendo realizado na cidade de Candeias do Jamari. Com objetivo de contribuir com o desenvolvimento do turismo sustentável em Rondônia, através de ações de responsabilidade socioambiental e educativas, o projeto é uma iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Rondônia, em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur; Sebrae, Prefeitura Municipal de Candeias do Jamari e Banco da Amazônia.

Durante o evento também foram apresentados os trabalhos sustentáveis desenvolvidos pelo programa Mesa Brasil do Sesc, por meio do projeto” Ensinando a pescar: Sabão ecológico e Gastronomia com técnicas do aproveitamento integral dos alimentos”. O lançamento do projeto Cidade Limpa contou com apresentações culturais do Sesc, do violinista Eduardo Barros e do Boneco Didico conduzido pela Vavá. 

O programa Cidade Limpa é um braço do SPORT FISHING RO realizado pela CONETUR tem o intuito de ajudar a tornar Rondônia um grande polo Turistico . O objetivo também é contribuir com o turismo de Pesca Esportiva é incentivar uma cidade mais limpa, com a conscientização de cuidar do meio ambiente a começar com os estudantes. E para fomentar essas ações o projeto se baseia em 3 ações: Jornada Educativa, Jornada Ecológica e o Mutirão de Limpeza.

As inscrições para participar das ações iniciaram dia 11 de outubro,  podem participar apenas escolas e estudantes da Rede Municipal e Estadual de Candeias do Jamari. Na jornada educativa serão 3 categorias: redação, vídeo e artes visuais. Na jornada Ecológica o objetivo é sensibilizar a comunidade e coletar tampinhas, óleo de cozinha e lacre de latinha. Tudo que for arrecadado será doado aos catadores de Candeias. Já o mutirão de limpeza será uma ação conjunta com escolas, moradores, trabalhadores da reciclagem, parceiros e poder público para recolher materiais recicláveis e retirar o lixo.

Estavam presentes na cerimônia de lançamento Valteir Queiroz – Prefeito de Candeias do Jamari, Raniery Coelho – Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac,  Willian Souza do Carmo – coordenador de turismo Setur, Zilmar Domingues – Vereadora do município de Candeias do Jamari, Diego Brito – Superintendente do Banco da Amazônia, Samuel Almeida – Diretor Técnico Sebrae, Ceiça Pinheiro – Secretária de educação Semed, Neuza da Silva – Presidente da associação dos Catadores de materiais Recicláveis Cata Candeias, parceira e beneficiária do projeto.

Proposta para Candeias Inclusão de Jovens

Aproveitando a cerimônia de lançamento do projeto Candeias Cidade Limpa o presidente do Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac protocolou proposta ao prefeito de Candeias do Jamari Valteir Queiroz e a vereadora do município Zilmar Domingos, que visa a inclusão de jovens no mercado de trabalho e que possivelmente levará benefícios aos jovens do nosso Estado – sobretudo os que se encontram em vulnerabilidade social, quanto para o comércio local.