O Sistema Fecomércio-RO apresenta seus produtos na Business Day

Feira de negócios e empreendedorismo teve início na quarta-feira (27) e segue até a sexta-feira (30) com várias palestras

A Feira de Negócios Business Day (BD) teve a abertura oficial realizada na noite desta quarta-feira (27) no “Acesso D” do Porto Velho Shopping e contou com a presença do diretor da Fecomércio-RO, Osmar Santana Lima, autoridades locais, empresários e convidados de países andinos como Bolívia e Peru.
Esta é a segunda edição do evento que se torna uma excelente oportunidade para empresários, produtores e comerciantes trocarem experiências, aprender sobre importação e exportação e, é claro, fechar ótimos negócios.
A idealizadora do evento, Ivanilda Frazão destacou durante a abertura que a realização deste encontro de negócios é também acreditar em Rondônia, nos estados e países vizinhos, unindo a classe empresarial para que se tornem não somente vizinhos, mas parceiros de negócios. Para ela, “a interoceânica já é uma realidade e se tornou um mosaico de oportunidades”.
O diretor da Fecomércio-RO, Osmar Santana enfatizou o protagonismo da entidade em fortalecer os laços do comércio em Rondônia e abrindo novas perspectivas com o turismo e diversas bandeiras em defesa do empreendedor e na geração de empregos.
“Com o fortalecimento das relações comerciais entre Rondônia e os países vizinhos todos nós sairemos ganhando”. Venham conhecer Rondônia e fechar bons negócios”. Convidou a todos para visitar o stand da Fecomércio e ter acesso aos projetos de turismo, a editora Senac e seus cursos e as atividades do Sesc em Rondônia.
Participaram do evento e destacaram a importância do intercâmbio comercial entre os países o Major Rocha, vice governador do Estado do Acre; senhor José Adriano, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre; Tezalia Jauregui Consulesa da Bolívia em Guajará-Mirim e Mary Granneman, vice Prefeita de Guajará-Mirim, Avenilson Trindade, Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o senhor Gilberto Batista, representando a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero).
Também se fizeram presentes os representantes da Bolívia, Sergio Tejada Taborga, vice-presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Cochabamba (ICAM); senhor Alberto Arze Barrenechea, gerente geral da da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Cochabamba e Ângel Hernán Villavicencio López, presidente da da Câmara de Comércio do Beni.
Peixe
Concomitante ao BD acontece no mesmo espaço o Festival Peixes da Amazônia, que além da exposição com aquários mostrando as variedades das bacias hidrográficas dos rios amazônicos, contará com palestras e orientações técnicas sobre piscicultura e turismo.
A programação de palestras para os eventos para esta quinta-feira da 1ª edição do festival peixe da Amazônia e o segundo dia do business Day Rondônia é extensa e acontecem durante todo o dia. Confira:
1ª Edição do Festival Peixe da Amazônia (palestrantes dia 28/04/2022)
16:30: Gilvan Pereira (Setur). Tema: “ações de desenvolvimento para o turismo em Rondônia”.
18h- Prof. Biólogo Flávio Terassini – (Faculdade São Lucas). Tema: “curiosidades do peixe da Amazônia”.
19h- Santo Antônio Energia- Tema: Laboratório de reprodução de peixes da usina Hidrelétrica Santo Antônio.
20h- Professora Ana Luzia (Fimca). Tema: “a pesca e a agricultura familiar”.

2ª Edição do Business Day Rondônia (palestrantes dia 28/04/2022)
10h – Governo do Acre -Secretário de ind. ciência e tecnologia, Assurbanipal Barbary de Mesquita. Tema: “Acre, ambiente de negócios”
11h – Universidade Federal do Acre, Cristóvão Henrique. Tema: “As saídas da crise nas rotas geoeconômicas para o oceano pacífico”.
15h – Secretário de estado de Finanças, Luís Fernando (Sefin-RO). Tema: “benefícios governamentais de incentivo a importação e exportação”.
16h – Professor Helder Risler – Direito Internacional – “Direito internacional no ambiente de negócios”.
17h- Icam- Juan Alberto Arze Barrenechea- Tema: “Integração comercial Brasil e Bolívia”.