Para sempre na história!

Este dia primeiro de junho é um memorial de nascimento de Jorge Teixeira de Oliveira, o primeiro governador do estado de Rondônia, há 101 anos. Um dia propício para homenagearmos esse “herói rondoniense”.
“Teixeirão”, como era carinhosamente chamado, foi um pioneiro na construção de Rondônia. Os seus feitos e obras fazem parte da estrutura do estado, como o hospital de base Ary Pinheiro, a usina Hidrelétrica de Samuel, a pavimentação da BR-364, além de muitas escolas e hospitais nos municípios. Também o aeroporto internacional da capital leva o seu nome.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, o coronel Jorge Teixeira ainda hoje é uma referência de pessoa e político com visão e pulso forte para o empreendedorismo, e que deixou um legado de desenvolvimento consolidado para esta e para as futuras gerações.
“A trajetória de luta e compromisso de Jorge Teixeira pelo crescimento do nosso estado se assemelha com a missão da Fecomércio-RO, seus sindicatos patronais filiados, e o Conselho Empresarial de Turismo (Conetur). Assim como Teixeirão, desbravamos as instâncias governamentais, jurídicas e sindicais em todas as esferas trabalhando com vigor para representar e defender os empresários, as empresas, a economia, os trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e pelo desenvolvimento de Rondônia.”, comentou Raniery.
Em prol do resgate da história rondoniense, a Fecomércio participou das obras de reforma e revitalização do Memorial Jorge Teixeira, instalado em um casarão, na rua José do Patrocínio, no centro de Porto Velho. O lugar serviu como residência oficial de todos os governadores do ex-Território Federal de Rondônia, sendo o seu último habitante o próprio Jorge Teixeira.
O presidente da Associação Memorial Jorge Teixeira, Célio Leandro da Silva, informa que está sendo preparada a reabertura à visitação pública a partir do próximo mês de julho. Ele acentua que “a casa contém um acervo muito grande, não só de Jorge Teixeira – como suas comendas e premiações; mas de toda a história de Rondônia, incluindo documentação sobre a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré o do Real Forte Príncipe da Beira, por exemplo. Atualmente, as várias salas temáticas estão à disposição para visitação em grupo por meio de agendamento pelo 69 99231-5139.”
Com essa publicação, a Fecomércio-RO homenageia àquele que será para sempre o ‘Destemido Pioneiro” da história de Rondônia.
Obrigado, Teixeirão!

ConeturRO #SemdesturPVH #SeturRO #SistemaCNC #FecomércioRO #SescRO #SenacRO #cultura #Turismo #Rondônia #História