Sistema Fecomércio entrega doação a ACVV através do Projeto Ecos de Sustentabilidade

Nesta oportunidade foram entregues mais de 150kg de material reciclável entre tampas de plástico e lacres de alumínio


Na tarde desta quarta-feira (1), integrantes do Sistema Fecomércio-RO/Sesc/Senac/IFPE que coordenam o Programa Ecos de Sustentabilidade em suas respectivas casas, entregaram à Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), mais de 150 kg de recicláveis (tampas de plástico e alumínio) que serão vendidos e convertidos em benefícios aos atendidos pela associação.
A diretora regional do Senac DR/RO, Nina Cátia Alexandre Cavalcante falou da importância do projeto e do envolvimento dos colaboradores do Sistema. “Falar em sustentabilidade é falar em vida. Vamos continuar trabalhando e atuando neste sentido”.
O Conselheiro da Fecomércio-RO e membro do Sirecom, José de Souza Arcanjo parabenizou o trabalho desenvolvido pelo sistema e destacou que “toda Porto Velho deveria atuar na limpeza e manutenção da cidade. O que estão fazendo parece pequeno, mas se toda cidade fizesse seria um paraíso. Não parem com este projeto” enfatizou.
A assessora especial da presidência do Sistema Fecomércio, Cileide de Macedo explanou a todos as conquistas ano a ano e da conscientização e do engajamento dos colaboradores do Sistema. “Mesmo durante a pandemia não paramos. E houve ano a ano a evolução no volume de doações. Saímos de 36 kg em 2019, para mais de 150 kg em 2022. Isso nos orgulha muito”.
Cileide também destacou que além das tampinhas de plástico e lacres de metal o programa Ecos também faz reciclagem de todo o papel gerado pelo sistema.
A presidente da ACVV, Dayse Mara Caetano Passos Borges enfatizou que os recursos da venda destas doações geram recursos que são transformados em cestas básicas e auxílios para as pessoas em tratamento de câncer e em vulnerabilidade social.
Dayse Enfatiza que além de alimentos também prestam auxílios com medicamentos, insumos de curativos entre outros. E pede para quem desejar ajudar pode entrar em contato na sede da Associação na rua Venezuela, 1893 – Nova Porto Velho ou pelos telefones 3213-2028 ou 99944-2835. “Toda ajuda é sempre muito bem-vinda”.
Também participaram do encontro a coordenadora do Instituo Fecomércio (IFPE), Leida de Queiroz; a supervisora de patrimônio e coordenadora do Ecos no Senac, Solange Almeida Moraes; Camila Canova (Coordenadora de Turismo do Sesc) e os colaboradores da Fecomércio e que coordenam o Programa Ely Gomes Almeida; Vera Motomia; Harison Tiago; Joel, Lorena e Jucileide.
O Programa
O Sistema Fecomércio-RO/Sesc/Senac/IFPE no Ano de 2021, buscando desenvolver no ambiente corporativo uma cultura de sustentabilidade e reafirmar seu compromisso com a busca pelo desenvolvimento sustentável, incentivou através do Programa ECOS de Sustentabilidade a participação dos colaboradores em ações internas que contribuíram com a diminuição de resíduos, levando em conta o papel do Sistema Fecomércio, enquanto instituição responsável em conduzir uma melhor gestão de processos visando um mundo melhor para as futuras gerações.
Em 2021, as estratégias utilizadas pelo Sistema Fecomércio-RO para desenvolver as ações planejadas para o período, foram a participação dos colaboradores em palestras, fóruns e seminários sobre sustentabilidade no formato híbrido (on-line e presencial); apoio ao Fórum Internacional de Sustentabilidade do SEBRAE; Reuniões por web conferência promovida pela CNC; Participação dos colaboradores em Campanhas Internas de Conscientização Ecológica; Criação do Cantinho ECOS na Federação e outros incentivos visando promover uma visão sustentável dentro do ambiente interno da instituição.