Turismo Sustentável é pauta da visita técnica de especialista em Rondônia

Assessor Técnico do Departamento Nacional do Sesc auxiliará no desenvolvimento das estratégias para fortalecimento do turismo receptivo estadual


O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Estado de Rondônia (Conetur), realiza nesta semana visitas técnicas com o Turismólogo e Assessor Técnico do Departamento Nacional do Sesc – Luís Antônio Guimarães da Silva – nos municípios de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná e Cacoal no intuito de traçar estratégias para o fortalecimento do turismo receptivo das referidas cidades. As visitas técnicas acontecem de 04 a 08 de julho e englobam apresentações dos atrativos de lazer dos três municípios, com objetivo de criar novas rotas e fortalecer os roteiros turísticos para o Estado de Rondônia.
Em reunião de recepção realizada em Porto Velho na segunda-feira, dia 04/07, na sede da Federação do Comércio (Fecomércio), entidades sociais e membros da Conetur reuniram-se para apresentar ao Assessor Técnico do Sesc, os trabalhos que estão sendo desenvolvidos para o fortalecimento do turismo rondoniense. O Diretor da Fecomércio, Antônio Ribeiro das Neves, presidiu o primeiro encontro destacando a importância do trabalho coletivo que vem sendo desenvolvido para o avanço do setor turístico estadual e destacando a importância social e comercial que esse movimento tem para o avanço econômico de Rondônia.
“Estou muito feliz em ver a organização e o envolvimento de vários atores sociais para desenvolvimento do turismo em Rondônia, pois essa união é a configuração ideal para o fortalecimento das rotas estaduais. Cada lugar tem suas potencialidades particulares e fortalecê-las é uma das políticas do Departamento Nacional do Sesc. Estou aqui para contribuir no que for possível para esse desenvolvimento”, comentou o Assessor Técnico do Sesc, Luís Antônio Guimarães da Silva.
A respeito desse novo momento estratégico para o turismo estadual, o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia – e presidente da Conetur –, Raniery Araújo Coelho, destaca que um dos pontos principais é investir em turismo não só de negócios, mas também em roteiros contemplativos. “Nossa intenção é fortalecer a imagem de Rondônia como um destino turístico de imersão amazônica, devido às nossas paisagens contemplativas, nosso turismo de pesca, proporcionando ao visitante uma vivência regional ímpar das nossas singularidades”, explica o Presidente.
Membros do Conetur envolvidos nesta ação: Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, ABAV/RO, Prefeitura Municipal de Porto Velho -SEMDESTUR, Sistema de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/RO, Governo do Estado de Rondônia -SETUR, Prefeituras Municipais de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná e Cacoal e os Conselhos Municipais de Turismo.

SOBRE O ASSESSOR TÉCNICO – DEPARTAMENTO NACIONAL DO SESC
Luís Antônio Guimarães da Silva é graduado em Turismo, pela Universidade Veiga de Almeida Rio de Janeiro e especialista em Gestão do Turismo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui cursos nas áreas de Lazer e de Gestão Ambiental. Atuou nas áreas de aviação civil e agenciamento. Trabalha no Departamento Nacional do SESC desde 2002, prestando assessoramento técnico à Rede de Turismo Social da Entidade.